quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"O Que É Letramento Digital?" - Comentário

“O Que É Letramento Digital?” - Comentário


Vivemos na sociedade da informação; realidade que não mais possui volta. Compete-nos entender as relações que se estabelecem nesta nova ordem planetária e entender os desafios que nossas atitudes e posturas frente a este cenário.
O texto apresenta uma reflexão no que consistiu o letramento em tempos de escrita, sobremaneira numa escrita numa telahuber.marcio@gmail.com eletrônica. Mais ou menos quinhentos anos atrás por ocasião da implantação dos Colégios Jesuítas, a escrita introduziu um novo paradigma de alfabetização, em que a escrita gradativamente assumiu centralidade, tornando-se um código além de abstrato, portanto, restrito e difícil acesso, um capital social e cultural que introduziu uma grande divisão entre as pessoas; uma tecnologia de poder. Não menos importante no momento em que as massas chegam ao processo de escolarização. Um código sofisticado quehuber.marcio@gmail.com excluiu milhares de indivíduos e que na atualidade, no contexto digital, continua e o há de ser ainda mais excludente.
A naturalização pós anos 90, seja via uso do cartão em vez de moeda corrente, parte-se cada vez mais para uma forma de relações, sejam financeiras ou pessoais mediadas de modo artificial; o virtual no lugar do próximo e concreto. Não se trata de ser contra esta realidade, mas buscar entender implicações de tais atos, uma vez que a memória, que outrora produzida oralmente fora substituída pelos registros escritos, agora por uma tela eletrônica constituída por bites; uma memória que poderá ser criada e configurada com maior facilidade, uma vez que no livro as letras não desaparecem, ficam gravadas; na tela eletrônica estas aparecem como podem facilmente sumir. Nietzsche já afirmava que produzir a memória, alterá-la, produzi-la é uma forma de produzir violência. Nunca é pouco lembrar: somos o que sabemos do passado; o passado é o elemento determinante na constituição de nossa identidade.
“A escrita (...) é parte integrante da interação entre pessoas”. Deveria ser, mas ainda constitui-se num grande desafio não alçando na sociedade do século XXI. O letramento digital é um fosso a ser superado, não pelos milhares de não alfabetizados, inclusive pelos milhares de alfabetizados. Estamos com certeza sendo os protagonistas de uma profunda ruptura na história; os atores aos quais as gerações futuras hão de se dirigir e referenciar como nós, na atualidade, fazemos aos indivíduos do século XVI (enfim, dos Colégios Jesuítas). Na ocasião, os Colégios foram os responsáveis por formar a “alma moderna”, hoje, as “dividualidades” de uma sociedade de rede ou da informação.

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