domingo, 5 de maio de 2013

PROJETO ESCOLA LIMPA INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 06/05/2013





Projeto Escola Limpa




  

    Projeto apresentado aos professores do Ensino Fundamental, séries iniciais, séries finais e Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli. 



ESCOLA LIMPA. Convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamento e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a escola como uma unidade de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo.





Introdução:   
      


      O Projeto “Escola Limpa” pretende educar os estudantes desta Unidade Escolar para a real necessidade de se preservar o meio ambiente e o patrimônio da Unidade Escolar contribuindo para um desenvolvimento sócio-sustentável.

          

Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola.



  É muito comum vermos equipes que parecem lidar com ‘alunos invisíveis’, condenados a usar banheiros sujos, sentar em carteiras semi-destruídas ou sujas. Segundo Maria Maura Barbosa, "O que existe é uma responsabilização do aluno (que é visto como quem depreda, é mal-educado) ou da comunidade (que é carente e violenta) pelas más condições da escola.”

    


É da escola a responsabilidade pela criação de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Mas é essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. “E os espaços e práticas atitudinais também educam”, diz Bianca Cristina Correa, especialista em gestão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Nessa abordagem, o olhar da Comunidade Escolar se volta fundamentalmente para três eixos: a organização dos espaços da escola (não só o das salas de aula), a mobilização de uma equipe coesa (que trabalhe para alcançar uma proposta pedagógica definida) e o estabelecimento de um canal de comunicação com pais de alunos e a comunidade do entorno. Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa teoria no dia-a-dia talvez não transforme a instituição numa escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob todos os aspectos.





Justificativa

A participação, nesse projeto, de professores, alunos e comunidade em geral, que causará aprofundamento no conhecimento da conscientização do lixo, assim como da manutenção e limpeza da unidade escolar, contribuirá para o incremento de qualidade da prática docente em nossa cidade e na formação de um cidadão consciente de seus atos perante o meio em que está inserido.
Este evento vem de encontro com a necessidade principais de poder oferecer aos estudantes e unidade escolar, aberturas relacionadas ao desenvolvimento da cidadania e preservação do meio ambiente. Através deste evento, estaremos minimizando uma parcela gradativa destas carências, oferecendo oportunidades e recursos, junto às pessoas envolvidas no planejamento e a comunidade em sua amplitude, principalmente ao público jovem, que clama por oportunidades de expressão e um futuro melhor.


Caracterização da situação

            Mostrar aos estudantes a importância da higiene mental, pessoal e do ambiente familiar e escolar, para melhorar sua condição de vida.

Definições de objetivos comportamentais

1.    Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas
2.    Retirar os lixos das salas de aula;
3.    Deixar somente 3 latões de lixos no andar térreo (papel, plástico, orgânico)  e 2 latões de lixo no 1ª andar (papel e plástico).
4.    Jogar lixo no lixo;
5.    Organizar as carteiras das salas de aula;
6.    Preservar o trabalho de outros estudantes;
7.    Devolver a louça usada na merenda na cozinha.

Objetivos

Realizar a coleta dos resíduos através de conscientização, evitando que o mesmo seja jogado ao chão.

Público-alvo:

Comunidade escolar

Local: Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli


Divulgação / Programação Publicitária

Mural
Folders
Cartazes
Palestras
Salas de aulas


Participantes

Professores, alunos, direção e demais funcionários da unidade escolar.




Orçamento
·         Material para impressão dos cartazes e folders;
·         Tonéis para a deposição do lixo;
·         Material para pintura dos tonéis;
·         Premiação para a mascote do projeto.


Do Projeto:

Identificação: ESCOLA LIMPA
Guardião ecológico: ajuda a monitorar recreio entre outros.

Seleção e planejamento das atividades a serem realizadas incluindo a avaliação

Todas as disciplinas
  • Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
  • Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
  • Limpeza dirigida e contínua;
  • Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
Avaliação
A avaliação dos estudantes será medida pela mudança comportamental dos mesmos, onde:
  • As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
  • Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto- avaliação;
  • Observação da reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas;
  • Acompanhamento dos professores monitores durante o recreio ao estudantes que não colaborarem.







Atividades " que podem ser " desenvolvidas em cada disciplina: 

1- História
·         Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual).
Estratégias
ü  Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
ü  Entrevistas com ex-alunos;
ü  Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.



2- Geografia e matemática
·         Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
Estratégias
ü  Mapeamento e construção da maquete da unidade escolar;
ü  Pesquisas sobre a localização da escola.

3- Ciências
·         As conseqüências da falta de higiene na saúde;
·         Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
·         Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
·         Reciclagem;
·         Meio ambiente.
Estratégias
ü  Pesquisas;
ü  Coleta de material;
ü  Reciclagem de papel e confecção de objetos.

4- Língua portuguesa e estrangeira
·         Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
·         Poesias, redações, textos e músicas;
·         Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
·         Frases;
·         Teatro.
Estratégias
ü  Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
ü  Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.

5- Educação artística
·         Artes com papel reciclado;
·         Teatro;
·         Paródias;
·         Cartazes.
Estratégias
ü  Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
ü  Montagem de uma peça teatral referente ao tema.

6- Matemática
·         Problemas sobre a produção de lixo;
·         Gráficos;
·         Planificação de sólidos.

Estratégias
ü  Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
ü  Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
ü  Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.

7- Educação física
·         Gincana da preservação "o ambiente é o que conta".
Estratégias
ü  Campanhas de material de limpeza;
ü  Campanhas de alimento não perecíveis;
ü  Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
ü  Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
ü  Seleção e preparações materiais/recursos a serem utilizados

Ü  Questionários
Ü  Cartazes
Ü  Maquetes e desenhos
Ü  Planta do Prédio
Ü  Exposição dos trabalhos feitos
Ü  Composteira
Ü  Palestras
Ü  Distribuição de folders
Ü  Campanhas educativas e preventivas
Ü  Relatórios
Ü  Redações, textos, filmes
Ü  Trabalhos de fantoches
Ü  Atividades físicas específicas
Ü  Reprodução de temas 








         PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

                               FABIANO BUTSCH  
                           CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 

      " O ESPAÇO PÚBLICO NÃO É A LIXEIRA DO MEU ESPAÇO PARTICULAR "














Nenhum comentário: