quarta-feira, 12 de março de 2014

Meninas entre 11 e 13 anos são vacinadas contra o HPV

O que é HPV?    
A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.  A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.  

Iniciou na segunda-feira, 10, e segue até a próxima sexta-feira a Estratégia de HPV, uma campanha desencadeada em todo Brasil e também realizada nas escolas de Guabiruba que consiste na vacinação de meninas entre 11 e 13 anos. As que não estudam na rede municipal de ensino e estão na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde devem procurar a Policlínica para se protegerem do HPV, causado pelo Papiloma Vírus Humano, e também conhecido como verruga genital. O HPV é uma doença sexualmente transmissível. 
A enfermeira responsável pela campanha, Ana Lucia Tolentino, explica que o foco desta vacina é a alta incidência e mortalidade de câncer do colo do útero, que é um problema de saúde pública. “No mundo, a segunda causa de morte entre mulheres é o câncer. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e em Santa Catarina o colo do útero ocupa a 6ª posição”, explica a enfermeira. 
Segundo ela, a implantação da vacina de HPV é nova no calendário vacinal e para tomar a vacina é importante que as meninas levem para a escola ou Policlínica a caderneta de vacinação. “As meninas que vão completar 11 anos este ano terão direito à vacina, mas devem procurar a Policlínica quando tiverem a idade completa”, explica Ana Lucia.   


FONTE: http://www.guabiruba.sc.gov.br/conteudo/?item=3957&fa=1&cd=196325





PARABÉNS MENINAS!!!

Nenhum comentário: