sexta-feira, 17 de agosto de 2012

HORA DE OUVIR HISTÓRIAS


Durante o primeiro semestre, as séries iniciais ouviram algumas histórias contadas pela professora Roseane. Depois de ouvi-las, as turmas elaboraram atividades referentes ao tema da história. Eis algumas delas:

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA – Ana Maria Machado – Editora Ática, 2000.

Síntese da história: Era uma menina lida. A pele era escura e lustrosa. Do lado da casa dela morava um coelho branco que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela.

Tema abordado: Respeito à diversidade.

As turmas fizeram inúmeras atividades a partir do livro. Uma delas foi recortar de revistas figuras humanas. Cada turma fez um cartaz destacando as diferenças. As crianças aprenderam que não basta reconhecer as diferenças, é preciso valorizá-las. Somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.
O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO – Milton Célio de Oliveira Filho – Brinque-Book, 2007.
Síntese da história: Mistério na mata. Dona Lagarta sumiu. Dona Coruja, a detetive oficial da floresta é chamada pela Joaninha para desvendar mais esse caso. Uma história cheia de enigmas e suspense que envolve todos os bichos da floresta.
Além de aprenderem o significado da expressão “Tomar chá de sumiço”, os alunos produziram fantoches dos animais-personagens do livro e apresentaram a história para seus colegas.
AS CARETAS DO BOI DA CARA PRETA – Nana Toledo – Vale das Letras, 2011.
Síntese da história: Havia um boi com pinta de valentão, porém, seu coração era manso e sonhador. Conforme seus sentimentos,  a sua cara mudava. Fazia cara de bravo, de artista, de bobo, de tristeza, de felicidade...
Os alunos gostaram de fazer caretas conforme os sentimentos. Além de falar sobre medo, as turmas encenaram a música “Boi da cara preta”.

Projeto realizado pela Profª ROSEANE HUBER DE SOUZA.

Um comentário:

Fabiano, Evelyn, disse...

PARABÉNS DONA ROSE PELO SEU ÓTIMO TRABALHO ...
QUERIA EU TER UM MOMENTO DA MINHA INFÂNCIA UM MOMENTO ASSIM: "HORA DE OUVIR HISTÓRIAS"