domingo, 5 de maio de 2013

PROJETO ESCOLA LIMPA INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 06/05/2013





Projeto Escola Limpa




  

    Projeto apresentado aos professores do Ensino Fundamental, séries iniciais, séries finais e Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli. 



ESCOLA LIMPA. Convivência limpa, embelezada e harmoniosa, aperfeiçoando os relacionamento e cuidados com as pessoas e coisas, e considerando a escola como uma unidade de interesses comuns, colaboração e respeito mútuo.





Introdução:   
      


      O Projeto “Escola Limpa” pretende educar os estudantes desta Unidade Escolar para a real necessidade de se preservar o meio ambiente e o patrimônio da Unidade Escolar contribuindo para um desenvolvimento sócio-sustentável.

          

Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola.



  É muito comum vermos equipes que parecem lidar com ‘alunos invisíveis’, condenados a usar banheiros sujos, sentar em carteiras semi-destruídas ou sujas. Segundo Maria Maura Barbosa, "O que existe é uma responsabilização do aluno (que é visto como quem depreda, é mal-educado) ou da comunidade (que é carente e violenta) pelas más condições da escola.”

    


É da escola a responsabilidade pela criação de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Mas é essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. “E os espaços e práticas atitudinais também educam”, diz Bianca Cristina Correa, especialista em gestão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Nessa abordagem, o olhar da Comunidade Escolar se volta fundamentalmente para três eixos: a organização dos espaços da escola (não só o das salas de aula), a mobilização de uma equipe coesa (que trabalhe para alcançar uma proposta pedagógica definida) e o estabelecimento de um canal de comunicação com pais de alunos e a comunidade do entorno. Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa teoria no dia-a-dia talvez não transforme a instituição numa escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob todos os aspectos.





Justificativa

A participação, nesse projeto, de professores, alunos e comunidade em geral, que causará aprofundamento no conhecimento da conscientização do lixo, assim como da manutenção e limpeza da unidade escolar, contribuirá para o incremento de qualidade da prática docente em nossa cidade e na formação de um cidadão consciente de seus atos perante o meio em que está inserido.
Este evento vem de encontro com a necessidade principais de poder oferecer aos estudantes e unidade escolar, aberturas relacionadas ao desenvolvimento da cidadania e preservação do meio ambiente. Através deste evento, estaremos minimizando uma parcela gradativa destas carências, oferecendo oportunidades e recursos, junto às pessoas envolvidas no planejamento e a comunidade em sua amplitude, principalmente ao público jovem, que clama por oportunidades de expressão e um futuro melhor.


Caracterização da situação

            Mostrar aos estudantes a importância da higiene mental, pessoal e do ambiente familiar e escolar, para melhorar sua condição de vida.

Definições de objetivos comportamentais

1.    Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas
2.    Retirar os lixos das salas de aula;
3.    Deixar somente 3 latões de lixos no andar térreo (papel, plástico, orgânico)  e 2 latões de lixo no 1ª andar (papel e plástico).
4.    Jogar lixo no lixo;
5.    Organizar as carteiras das salas de aula;
6.    Preservar o trabalho de outros estudantes;
7.    Devolver a louça usada na merenda na cozinha.

Objetivos

Realizar a coleta dos resíduos através de conscientização, evitando que o mesmo seja jogado ao chão.

Público-alvo:

Comunidade escolar

Local: Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli


Divulgação / Programação Publicitária

Mural
Folders
Cartazes
Palestras
Salas de aulas


Participantes

Professores, alunos, direção e demais funcionários da unidade escolar.




Orçamento
·         Material para impressão dos cartazes e folders;
·         Tonéis para a deposição do lixo;
·         Material para pintura dos tonéis;
·         Premiação para a mascote do projeto.


Do Projeto:

Identificação: ESCOLA LIMPA
Guardião ecológico: ajuda a monitorar recreio entre outros.

Seleção e planejamento das atividades a serem realizadas incluindo a avaliação

Todas as disciplinas
  • Pesquisa diagnóstica referente a higiene e limpeza da escola;
  • Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
  • Limpeza dirigida e contínua;
  • Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.
Avaliação
A avaliação dos estudantes será medida pela mudança comportamental dos mesmos, onde:
  • As serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
  • Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto- avaliação;
  • Observação da reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas;
  • Acompanhamento dos professores monitores durante o recreio ao estudantes que não colaborarem.







Atividades " que podem ser " desenvolvidas em cada disciplina: 

1- História
·         Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual).
Estratégias
ü  Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
ü  Entrevistas com ex-alunos;
ü  Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.



2- Geografia e matemática
·         Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
Estratégias
ü  Mapeamento e construção da maquete da unidade escolar;
ü  Pesquisas sobre a localização da escola.

3- Ciências
·         As conseqüências da falta de higiene na saúde;
·         Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
·         Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
·         Reciclagem;
·         Meio ambiente.
Estratégias
ü  Pesquisas;
ü  Coleta de material;
ü  Reciclagem de papel e confecção de objetos.

4- Língua portuguesa e estrangeira
·         Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
·         Poesias, redações, textos e músicas;
·         Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
·         Frases;
·         Teatro.
Estratégias
ü  Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
ü  Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.

5- Educação artística
·         Artes com papel reciclado;
·         Teatro;
·         Paródias;
·         Cartazes.
Estratégias
ü  Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
ü  Montagem de uma peça teatral referente ao tema.

6- Matemática
·         Problemas sobre a produção de lixo;
·         Gráficos;
·         Planificação de sólidos.

Estratégias
ü  Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
ü  Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
ü  Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.

7- Educação física
·         Gincana da preservação "o ambiente é o que conta".
Estratégias
ü  Campanhas de material de limpeza;
ü  Campanhas de alimento não perecíveis;
ü  Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
ü  Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
ü  Seleção e preparações materiais/recursos a serem utilizados

Ü  Questionários
Ü  Cartazes
Ü  Maquetes e desenhos
Ü  Planta do Prédio
Ü  Exposição dos trabalhos feitos
Ü  Composteira
Ü  Palestras
Ü  Distribuição de folders
Ü  Campanhas educativas e preventivas
Ü  Relatórios
Ü  Redações, textos, filmes
Ü  Trabalhos de fantoches
Ü  Atividades físicas específicas
Ü  Reprodução de temas 








         PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

                               FABIANO BUTSCH  
                           CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 

      " O ESPAÇO PÚBLICO NÃO É A LIXEIRA DO MEU ESPAÇO PARTICULAR "














RELATÓRIO FINAL DAS DISCUSSÕES SOBRE O CONAE NA E.E.B PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI - 24/04/2013



Ata da reunião da Conae na Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli, realizada aos vinte e quatro dias do mês de abril do ano letivo de dois mil e treze, com início às oito horas no auditório da unidade escolar. Abertura foi feita pela diretora do Ensino Fundamental Cirlene Farias, que logo após sua fala inicial, salientando a importância do evento. Em seguida o professor Fabiano Butsch passou a coordenar os trabalhos de acordo com a pauta: Abertura com a fala do Ministro Aluisio Mercadante, ministro da Educação na abertura solene da Conae/2014, em dezembro de 2012. Slides sobre o Fórum Nacional, Estadual e Municipais de educação, os eixos temáticos da II Conae.

Cronograma:
 8 horas:  Estudo do eixo III
 9h30min- Pausa para Café
 10h30min Retorno
 11h30min- Pausa para almoço
 13h- Retorno aos trabalhos
 15h - pausa para o café
 15h30min - Escolha dos representantes para o Fórum Municipal
 Relatório final
17h encerramento
18h30min ás 22h –  Estudo com o Ensino Médio.

























quarta-feira, 1 de maio de 2013

HOMENAGEM DOS 3º ANOS A / B - PROFESSORA: VALDETE VOITENA IARACESKI - 29/04/2013

DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE ABRIL:

01 - DIA DA MENTIRA
03 - DIA DA MERENDEIRA
04 - PÁSCOA
07 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE
08 - DIA DA NATAÇÃO
08 - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER
13 - DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
15  - DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO
18 - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
18 - DIA DE MONTEIRO LOBATO
19 - DIA DO ÍNDIO
21 - DIA DE TIRADENTES
22 - DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
23 - DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
26 - DIA DO GOLEIRO
28 - DIA DA SOGRA
30 - DIA DO FERROVIÁRIO

DIA 13 DE ABRIL DE 1831, FOI A DATA DA 1ª EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO. PARA COMEMORAR, FOI CONVIDADOS TODOS QUE ESTAVAM PRESENTES, EM POSIÇÃO DE SENTIDO PARA CANTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO.




DIA 03 FOI COMEMORADO O DIA DA MERENDEIRA. OS EDUCANDOS DOS 3º ANOS A / B HOMENAGEARAM AS MERENDEIRAS COM UM CANTO E ENTREGA DE FLORES!!!
PARABÉNS A TODAS MERENDEIRAS!!!!



3º ANO B





3º ANO A


3º ANO A 




DIA 26 FOI COMEMORADO O DIA DO GOLEIRO, EM HOMENAGEM AO GOLEIRO "MANGA" NASCIDO EM 26/04/1937, INCENTIVANDO O ESPORTE OS EDUCANDOS:
3º ANO A - GABRIEL VINÍCIUS, VALTER, CARLOS, RAMON E UESLEI.
3º ANO B - KAÍQUE, EMANUEL, PABLO, NICOLAS E ERIC.
APRESENTAM UMA POESIA, E UMA BREVE JOGO, PARA COMEMORAR O DIA DO GOLEIRO !!!


3º ANO B


3º ANO B


3º ANO A


DIA  18 FOI COMEMORADO O DIA DE " MONTEIRO LOBATO " 
FALANDO SOBRE MONTEIRO LOBADO COM ALUNOS: 
3º ANO A - UESLEI 
3º ANO B - OTÁVIO

3º ANO B


3º ANO B




3º ANO B




3º ANO A

3º ANO A

3º ANO A


3º ANO A



EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO INFANTIL - 18/04, VAMOS ATENTOS OUVIR O CONTADOR DE HISTÓRIAS EMILIANO, QUE FOI CONVIDADO ESPECIAL DOS 3º ANOS!

3º ANO B


3º ANO B

3º ANO B



3º ANO B

3º ANO A


PARA FINALIZAR A HOMENAGEM DOS 3º ANOS, FOI CANTADO O HINO DE GUABIRUBA.



AGRADECIMENTOS!
NOSSO MUITO OBRIGADO Á TODOS OS PRESENTES, PROFESSORES, ALUNOS, PAIS, MERENDEIRAS, E AO EMILIANO POR ACEITAR NOSSO CONVITE E ENRIQUECER ESSE MOMENTO !
MUITO OBRIGADO!!!!


3º ANO B 



3º ANO A











segunda-feira, 22 de abril de 2013

24/04/2013 - CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA ESCOLA ( CONAE)






   Lançamento da Conferência contou com pronunciamento do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do coordenador do FNE e secretário Executivo Adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes.

  

 Nos últimos anos, houve vários movimentos de mobilização da sociedade para articular a educação nacional por políticas de Estado que resultassem de ampla participação. Foram inúmeras conferências educacionais, com destaque para a 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), entre 28 de março e 1º de abril de 2010, resultado de profícua parceria entre os sistemas de ensino, os órgãos educacionais, o Congresso Nacional e a sociedade civil. Todo esse processo redundou na participação de amplos setores nas conferências municipais e intermunicipais, no primeiro semestre de 2009, nas conferências estaduais e do Distrito Federal, no segundo semestre de 2009, e na organização de vários espaços de debate com as entidades da área, escolas, universidades e em programas transmitidos por rádio, televisão e internet.
O Documento Final da Conae/2010, resultado da construção coletiva desencadeada pela decisão política de submeter ao debate social a instituição do Sistema Nacional de Educação, que assegurasse a articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, da universalização, da qualidade, da inclusão, da igualdade e da diversidade e se constituiu em marco histórico para a educação Brasileira na contemporaneidade, deliberando as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação. O desdobramento foi à mobilização de cerca de 3,5 milhões de Brasileiros e Brasileiras, com a participação de 450 mil delegados e delegadas nas etapas municipal, intermunicipal, estadual, distrital e nacional, envolvendo em torno de 2% da população do País, aprovando a realização de conferências nacionais de educação a cada quatro anos. O preceito está presente em outros dispositivos legais, como o PL 8.035/10- Plano Nacional de Educação (PNE) em tramitação no Congresso Nacional. Visando à realização da Conferência e à participação de múltiplos atores sociais e políticos, com o propósito de adensar os debates e proposições, o Fórum Nacional de Educação, órgão de Estado responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências nacionais de educação, criado pela Portaria nº. 1.407/2010 e alterado pela Portaria nº. 502/2012 aprovou a realização da II Conae, em Brasília, em 2014, precedida de conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital. a II Conae será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, político, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I Conae, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados. É com o espírito de avançar na construção de processos democráticos, participativos, que o Fórum Nacional de Educação (FNE) submete à avaliação este documento-referência e conclama os profissionais da educação, mães/pais, estudantes, dirigentes, demais atores sociais e todas e todos que se preocupam com a educação, para discutir e refletir coletivamente e propor caminhos para a educação brasileira. Que este documento-referência, a ser objeto de ampla discussão, possa contribuir com diferentes formas de mobilização e debate, especialmente nas conferências municipais, intermunicipais, distrital e estaduais que antecederão a Conae, cujas contribuições serão objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um PNE e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação.

O CONAE 2014 terá como eixo temático:

I- Política Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
II- Direitos Humanos e Educação: Justiça Social, Inclusão, Diversidade e Cultura da Paz;
III- Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
IV- Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do acesso e condições de permanência;
V- Gestão Democrática: Participação popular e controle social;
VI- Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho;
VII- Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.


 A ESCOLA  E.E.B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI, ESTARÁ ESTUDANDO O 
   EIXO III.

    " EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA,       CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE" 

            Todos alunos, pais, comunidade estão sendo convocados para este estudo!
         Que será no dia 24/04/2013 no auditório do educandário, a partir das 7:30 horas.

                       CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!!!!